Surfando um Patrimônio Cultural Brasileiro

Não resisti. Tive que postar um video na internet para mostrar a estreita relação do surf com um dos mais belos Patrimônio Culturais do Brasil, o Forte de Santo Antonio da Barra, mais conhecido como Farol da Barra, em Salvador. Eu era um garoto de onze anos quando iniciei minhas primeiras remadas do surf neste lugar. Era o ano de 1977 e desde aquela época jamais deixei de sentir uma grande paixão pela energia que existe por ali.

Imagem
Primeiro Farol das Américas. Olha as ondinhas na rasa bancada de corais…

A curiosidade natural por sua história me levou a conhecer ainda mais a própria história do nosso país, da nossa cidade e da complexa mistura que se deu entre as raças de várias origens para a construção de uma identidade cultural belíssima.

Apenas no trecho que vai do Farol da Barra ao Forte São Diogo, este na praia do Porto da Barra, é possível viajar por fatos que nos fazem refletir sobre a importancia da conservação desta área não só por sua história, mas, também, por suas riquezas naturais.

FundoFolia2012

Ter o Farol da Barra na entrada de uma das mais belas baías do mundo com suas aguas mornas, cristalinas, repletas de naufrágios (verdadeiros sítios arqueológicos), de saveiros, de pescadores artesanais, de uma linda fauna e flora marinhas, além de ser um dos poucos lugares do planeta onde é possível ver o sol nascer e se pôr no mar é um privilégio sem igual.

Agregar o surf a uma riqueza desse tamanho é tornar a vida muito mais prazerosa!

Carnaval no Farol

Por este motivo gosto de compartilhar minhas emoções neste lugar. Penso que é um patrimônio mal cuidado e carente por ações que divulguem seu valor para nossa cultura e a educação da nossa gente. Não é possível que a carnavalização de Salvador continue ofuscando seu brilho.  Não consigo digerir a ideia de que a cultura da nossa terra seja totalmente dependente da festa momesca e de toda a degradação que ela fomenta. Isso é um crime ideológico!

É esta concepção equivocada que coloca a folia acima de qualquer lei para justificar tantos desmandos, que acaba por agravar os grandes problemas já existentes na saúde, educação e cultura de Salvador. Mas o Farol resiste, como sempre resistiu, a tantos ataques desde a época em que os invasores tentaram tomar estas terras de Portugal.

MardeLatas

Então, nobre leitor, venho compartilhar esta percepção bem pessoal sobre o valor que tem um Patrimônio Histórico Brasileiro como o Farol da Barra para a cultura e a educação da nossa gente, através de singelas imagens do surf.

Um Patrimônio com “P” maiúsculo que merece muito mais carinho e atenção antes que queiram transformá-lo em mais um camarote na próxima folia. Alguém duvida?

Link para saber mais sobre a história do Forte de Santo Antonio da Barra e o Farol:

http://patrimoniodesalvador.wordpress.com/tag/farol-da-barra/

18 thoughts on “Surfando um Patrimônio Cultural Brasileiro

  1. Massa Bonga! Excelente! Rapidinho teremos um exército de defensores da causa. Eu já me candidatei como voluntário e estou pronto pra guerra! Aloha

    • Vamos nessa PIDA!!!! Vc é que é o cara e de posse deste excelente produto nas mãos vc tem o poder de promover grandes inovações neste carnaval “desequilibrado”. E pela inovação e sacada de um caminho necessário à junção do carnaval com o desenvolvimento da nossa cidade é que aumentará ainda mais seus resultados e sua sobrevivência. Grande abço e, PIDA!!!

  2. Tem certas horas que eu perco a vontade de querer defender alguma causa, entregar meu precioso tempo, perder as esperanças essas coisas sabe…é dificil agregar uma luta dessa à sua propria luta, seu sonho pode ser retaliado,suas horas no surf, de lazer com sua família, até com seu próprio emprego,sua carreira… imagina aí irmão, já lhe falei sobre isso, outrossim tenho visto voce ja totalmente a vontade defendendo muito bem uma logísta de primeiro mundo na limpeza das prais e do patrimonio público, cultural e histórico da Barra, …te desejo toda sorte do mundo, se precisar de qualquer coisa é só falar, que os Deus do surf,e todos santos e orixás Bahia olhem por voce nesse momento,acredito 100% em voce, grande abço, O SURF SALVA, aloha!!

    • Adema, vc é irmão! Sabe que faço isso por prazer e talvez este seja o motivo do gás. Mas tem hora que caio na real e entendo que
      o sistema por aqui é bruto rsssss…A tal da baianidade justifica toda essa desordem e esta falta de educação que tanto me chateia.
      O pior é que isso vem de cima, das instituições que deviam cuidar da qualidade de vida da nossa gente. É isso, enquanto estiver
      sentindo prazer em mostrar o que penso, e isso não tiver afetando meu bem estar, blza. Grande abraço, irmão!

  3. Sou mergulhadora e gostaria de participar da limpeza do mar da Barra do carnaval 2013 que, infelizmente, ainda vai perdurar por alguns anos.
    Como posso fazer? É só aparecer e ajudar? Que dia vai ser?

    Obrigada.

    • Olá Marla, que bom que se disponibilizou em ajudar. Nossa ação é muito espontânea rssssss…Em nossos mergulhos de rotina pela área da Barra vamos monitorando a incidencia do lixo e aí combinamos um dia próximo (já que as correntes levam parte dos residuos embora), chamamos a turma que quiser colar e vamos à luta Temos um facebook chamado PROJETO FUNDO DA FOLIA. Dá uma olhada lá que adicionamos e aí vc vai ficar sabendo os dias das ações. Fazemos antes do carnaval também, pra aquecer rssssss…Fica ligada que vai ser um prazer ter vc no grupo…Aloha!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s