Stock Carnaval

Aprovado! A Stock Car é um sucesso no Centro Administrativo da Bahia. Eis que minha outrora absurda sugestão de transferir o carnaval megalomaníaco da Barra para o CAB acaba de ganhar um argumento sólido. Um ótimo precedente…

Só adaptar para o Carnaval.

O circuito da Stock Car adequado ao circuito da folia seria a concretização do tão sonhado projeto da “CIDADE DO AXÉ” de Salvador.

As ruas largas, recuos enormes, sem residências, sem casas comerciais, hospitais, monumentos históricos, praias e tantos outros alvos sensíveis fazem o cenário perfeito para a folia.

Além disso, o CAB é um local central na cidade com fácil acesso a transportes públicos, ampla área para estacionamentos, próximo a serviços básicos e não há expediente nesta época do ano. E o metrô da Copa vai passar na porta!

Perfeito ! Camarotes, pensem com carinho...

A Barra livre deste fardo teria a oportunidade de discutir seu projeto de planejamento urbano focado na sustentabilidade, na qualidade de vida de seus moradores e freqüentadores, no respeito ao comércio local, no turismo e na conservação de seu riquíssimo acervo cultural e ambiental.

Por este projeto é que a Barra deve exigir do carnaval as contrapartidas de direito.

Já pensou esse quadro na frente da sua casa ou do seu comércio?

Lembro que as entidades representativas dos trios, blocos e afoxés ingressaram em juízo contra os camarotes requerendo “direito de arena” alegando que sem tais entidades  não há lucro para os empresários. O que dizer então de um bairro que serve como sede, cenário, pinico e saco de pancadas ao lucro oportunista de tantos negócios, inclusive camarotes?

Lucros que esculhambam a cidade.

É imperativo que os movimentos do bairro busquem os benefícios pelo legítimo “direito de arena”. Devem exigir da máquina momesca ações em favor da implantação de um projeto urbanístico do nível que a cidade merece. Não é justo alegrar o mundo, promover sucesso e lucro para os descompromissados com a qualidade de vida da nossa gente, sem que nada de permanente fique para o bairro, para a cidade, além do atraso.

Crime ambiental,

Para 2012 seria ótimo negociar a restauração do Forte Santa Maria, a execução do projeto paisagístico do entorno do Farol da Barra, o aumento das calçadas da orla, construir uma bela ciclovia e fazer valer de vez a legislação que protege os espaços públicos da invasão de ambulantes, som alto e outros costumes degradantes.

Em 2013 quando o mega carnaval da Barra já estiver acontecendo no CAB  seguindo o sucesso da Stock Car, mas ainda contribuindo para a revitalização da Barra, a cidade estará melhor por esta sacada inteligente dos baianos.

Forte Santa Maria: história sem valor?

Sacada tão inteligente que assim poderemos organizar o maior protesto contra a corrupção neste país, com a marca da Bahia, lançando um tema bem sugestivo na folia de inauguração da CIDADE DO AXÉ:  A FOLIA CONTRA A CORRUPÇÃO. Queria ver os blocos, trios, camarotes, artistas e foliões unidos criativamente por uma causa tão relevante.

Mais um argumento favorável para o CAB que reúne tantos poderes públicos e que vai estar mergulhado na dinheirama que vem para a Copa de 2014.

16 thoughts on “Stock Carnaval

  1. Caro Bernardo,
    Seu texto está perfeito, define, de modo geral toda a realidade fria e crua de nossa querida cidade. É bem verdadeira a sua afirmação de que os órgãos ” competentes ” não demonstram nenhum interesse pelo ” impacto negativo ” provocado pela degradação humana de tantos carnavais ( o interesse é bem outro ). Agora, meu amigo, calar, jamais, continue escrevendo e denuciando sim, incansavelmente, é a única forma de se chamar atenção para o fato. Conte comigo também!
    bjs
    Cassandra

  2. Caros amigos.

    Fico muito feliz, mas muito feliz mesmo… não moro na barra, melhor moro longe de Salvador, mas sou, melhor me considero soteropolitano, quando vejo essa iniciativa… muito show… o CAB realmente seria a “cidade da folia” Salvador teria a maior sacada de todos os carnavais do brasil…. parabéns meu irmão. Foi através de você que passei a amar esse lugar… claro que junto a você teve o teatro vila velha, o acarajé do hiper, a praia de jaguaribe, o CMS, o longboard, o caruru dos amigos… e claro o povo de salvador. grande agraço. bira medeiros – radicado em Araruama – RJ desde 2011.

  3. Bernardo, mais um vez parabens … excelentes argumentos … vamos lutar por isso!!

    Olha só, o STOCK CARnaval ou Circuito CAB de Carnaval é excelente também para os foliões que ganham um espaço bem maior, com capacidade para enormes e megalomaniacos camarotes nos canteiros centrais, ruas mais largas aumentando o conforto dos foliões que não sofrem com o empurra-empurra quando querem passar entre um trio e um camarote e o melhor de tudo, ganham a opção de renovar as energias em um local bonito, calmo, com uma enseada de águas claras e quentes, longe da folia porém perto o suficiente para que estes retornem para o hotel após um banho de mar, se arrumem e sigam de “metrô” para o CAB para mais dia de festa!!

    Hoje moro perto do CAB também, mas concordo que a Barra não pode continuar sofrendo com esta agressão cusada pelo carnaval.

    Grande abraço,
    Rodrigo Maia-Nogueira

  4. Caro Bernardo,

    Você é um incansável combatente! Ler o teu texto encheu-me de ânimo para continuar acreditando que podemos fazer algo para mudar o que nos incomoda. Se pudéssemos abrir a cabeça dos gestores públicos para que entendam que a mudança do carnaval daqui para o CAB seria bom para todos.
    Abraços,

  5. Realmente não entendo como a “indústria” do carnaval insiste em permanecer degradando o centro da cidade e a Barra/Ondina… Alternativa nós temos. Falta vontade politica e empresarial para isto… Rio, São Paulo e Manaus já deram o exemplo no seculo passado criando espaços apropriados para suas maiores festas… E nós???

  6. Eu fico impressionada com o descaso do prefeito de salvador, que agora se preocupa com sua nova namorada. Minha Salvador esta acabada, a praia do Porto da Barra é tida como uma das tres melhroes do mundo esta jogada as traças as drogas, as bebidas, a prostituição. Onde anda a Barra?? Farol da Barra continua em pe mais ate quando?? Quando nosso prefeito vai entender que a Barra o Farol da Barra e o Porto da Barra precisa urgentemente de uma revitalização e uma limpa????? Prefeito se voce nao quis salvar seu casamento salve pelo menos a cidade que voce diz governar. Seu pai que foi governador deve estar horrorizado. Mais o pior minha gente é que nós baianos continuamos no marasmo sem lutar por nossa cidade. Ate hoje nao sei como este Prefeito conseguiu se reeleger. Prefeito acorda voce ficará na historia como o pior Prefeito e como o Prefeito que afundou Salvador(Olha que nao falei dos buracos)

    • Verdade Marcia, a coisa vai mal…Mas acho que se tem alguma coisa a ser feita para ajudar é uma grande mobilização que mostre que o povo está ligado, exigindo providencias e querendo participar do processo de gestão. Em uma cidade que onde os gestores municipais brigam, se queimam e se humilham para fazer do CONSELHO DA CIDADE um órgão meramente consultivo, pode-se esperar qualquer coisa…VAMOS BOTAR O BLOCO NA RUA!

  7. Apoio integralmente esta campanha. Estamos às vésperas de uma eleição municipal e esta ideia pode ser liderada por algum político de visão.

  8. Toda cidade deveria ter um local construindo para o evento,assim como no Rio e São Paulo aqui em Aracaju passamos pelo mesmo problema, a locomoção na cidade fica impraticável, o cheiro de tudo q não presta exala na cidade, poluição sonora, ambiental, visual…. SOCORRO !!!

  9. André Carvalho :
    Toda cidade deveria ter um local construindo para o evento,assim como no Rio e São Paulo. Aqui em Aracaju passamos pelo mesmo problema, a locomoção na cidade fica impraticável, o cheiro de tudo q não presta exala na cidade, poluição sonora, ambiental, visual…. SOCORRO !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s