Os anjos estão de olho!

CARTÃO POSTAL DO FUNDO DA FOLIA

A TRISTEZA DAS CRIANÇAS, última matéria que escrevi relatando o mergulho com duas crianças quando encontramos centenas de latinhas no fundo do mar, me deixou super inquieto por não ter respondido a minha filha e sua coleguinha, ambas com 10 anos de idade, os motivos pelos quais ninguém fazia nada para evitar aquelas cenas.

ANJOS QUE AMAM A NATUREZA

Não deu outra, decidi fazer a retirada daquele material do fundo do mar com elas participando da ação. Estava certo que seria a melhor maneira de responder, em parte, àquela perguntinha tão curta, tão direta e tão difícil.

Quando dei a notícia que iríamos mergulhar no dia seguinte para catar latinhas, elas ficaram em êxtase.  Seus olhos se arregalaram com o brilho natural da inocência dos anjos, e logo senti que teria a oportunidade de pôr meu plano em prática.

O ALVO

Elas foram dormir cedo cheias de expectativas e eu, muito pensativo, demorei de pegarno sono tentando antecipar respostas a possíveis perguntas que poderiam vir ao final daquele novo mergulho.

Combinei com os amigos Zé Augusto e Fabio Medeiros, os mesmos que participaram do FUNDO DA FOLIA, e chamei o Anselmo, um cara que faz um bom trabalho sobre o lixo pelas praias da orla da Bahia. Minha mulher também não quis ficar de fora e se juntou ao grupo para ajudar no trabalho. Sentimos falta do Francisco Pedro, o KIKO, biólogo que foi um dos resposnáveis pelo FUNDO DA FOLIA mas que não pôde participar por motivo de viagem.

A CONCENTRAÇÃO ESTAVA NO PORTO

No dia seguinte pela manhã, reunimo-nos no Farol da Barra e começamos o mergulho na direção do Porto da Barra.  A água estava com pouca visibilidade o que dificultou a identificação de alguns pontos no início do percurso.

Catamos algumas poucas latinhas onde ocorreu O FUNDO DA FOLIA, porém, o grande volume estava na área do Porto da Barra onde ficamos estacionados por mais de 2 horas mergulhando, ensacando, colocando nos “Stand Ups” (pranchões) e documentando toda a ação em fotos e vídeos. Recolhemos algo em torno de 400 latinhas e tivemos que fazer duas viagens para levar o material para a areia.

EQUIPE TIRANDO “UMA LEVA”

Em razão das condições de visibilidade, da mudança da maré e do cansaço apresentado pelas crianças não conseguimos vasculhar outras áreas e decidimos encerrar a operação.

ANTES DOS CATADORES

Levamos o material para a calçada do Forte Santa Maria, fizemos algumas fotos e imagens em vídeo, demos uma analisada superficial sobre a qualidade das embalagens e, antes que as jogássemos no container, apareceram dois catadores de rua para completar parte do ciclo que deveria ser obrigatório em relação ao descarte deste lixo.

CONTRASTE

Nossa missão estava terminada. Ficamos super satisfeitos pelo resultado da ação. É sempre muito prazeroso o mergulho na Baia de Todos os Santos ao lado de monumentos tão belos como o Farol da Barra, o Forte de Santa Maria e a paisagem deslumbrante da Barra. Mesmo a água estando com pouca visibilidade e o visual apresentar um contraste desolador com todo aquele lixo.

Fiquei na expectativa de ouvir as crianças. Eu sabia que aquele mergulho havia contribuído para a formação de suas consciências através de uma atividade que ficaria registrada para o resto de suas vidas.

OA ANJOS ENCONTRARAM PARTE DA RESPOSTA

Só não esperava, pelo silêncio, que elas tivessem encontrado uma resposta razoável sobre a questão formulada no primeiro mergulho sem que eu precisasse dizer uma única palavra. Acho que perceberam que quando se tem vontade e determinação alguém pode fazer alguma coisa, mesmo que em pequenas proporções.

Lá adiante, quando ficarem um pouco mais sabidas, a pergunta vai ser a mesma que faço atualmente e que continua sem resposta:

Por que não existe uma política pública realmente séria para acabar com o FUNDO DA FOLIA?

MERGULHADOR PROFISSIONAL E VIDEOMAKER FABIO MEDEIROS É UM GRANDE ALIADO NESTAS AÇÕES

Vai ser difícil tentar explicar algo tão inexplicável, ainda mais para quem fez alguma coisa sem qualquer pretensão comercial ou política, como minúsculas formiguinhas, na intenção sincera de estar ajudando o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas que jamais imaginaram conhecer.

Vai ser complicado tentar defender os políticos e os gestores públicos quando elas entenderem que eles é que organizam o formigueiro e possuem os meios para resolver o problema pela raiz.

VAMOS CONTINUAR MOSTRANDO O FUNDO DA FOLIA

Até lá vamos continuar fazendo a nossa parte. Vamos continuar mergulhando, catando latinhas, escrevendo nossas experiências e alimentando as cabecinhas de anjo com ações e idéias positivas.

OS ANJOS ESTÃO DE OLHO

Assim é que manteremos acesa a chama da esperança pelas tão sonhadas políticas públicas que impeçam a continuidade da TRISTEZA DAS CRIANÇAS e do FUNDO DA FOLIA.

Agora com os anjos de olho…

15 thoughts on “Os anjos estão de olho!

  1. É Bonga, eu fico com esse mesmo sentimento – independente de vontade política, seria muito bom se cada um fizesse sua parte, já melhoraria bastante. Meu filho também é anjo e fica revoltado com agressões desse tipo. Vamos caminhando e sensibilizando. O importante é não abandonar a luta, como dizia Bob, “Get up stand up, don´t give up the fight”. Abraço….

    • O pior que eles passem a assistir isso tudo, fazendo a parte que lhes cabe, sem que nada de realmente concreto seja feito na direção contrária por parte dos agentes que tem o dever de resolver esta parada. Mas somos brasileiros e não desistimos nunca… Cuide bem do seu anjo e um grande abço, BMussi

  2. Luta digna, representada pela força de vontade de poucos mais grandes homens,uma idéia minha sobre essa barbaridade e falta de educação ambiental, um povo que sabe viver e receber seu turista muito bem.
    Nesse caso minha idéia é policiamento ambiental nas praias e nos dias de festa e pricipalmente no Porto da Barra uma equipe de limpesa trabalhando intensamente nos finais de semana e feriados.
    Valeu Bonga pelo empenho e dedicação parabéns

    • Valeu Marola. E gostaria de articular com mais e mais amigos do surf esta ação que retrata muito bem nossos anseios como pessoas do mar. Vc para mim é um grande exemplo de força e superação. Algo que me inspira a continuar lutando por dias melhores, mesmo como uma minúscula formiguinha. Super abço do amigo de sempre. Bmussi

  3. Olá , divulguei o vídeo no meu facebook, recebi um e-mail de um amigo informando sobre essa bela iniciativa. Parabéns. Fico envergonhada disso, desse estado que se encontra o fundo do mar no Porto da Barra, imagino agora sem as barracas de praia, como não deve estar essa situação por toda a orla… um abraço!

    • Valeu Carolllini. Creio que a divulgação das imagens é uma boa iniciativa para pressionar os responsáveis por mudanças mais significativas a esta situação. A praia do Porto da Barra virou zona de ninguém e os ambulantes disputam cada palmo de areia, de calçadas e até da balaustrada sem qualquer cerimônia. Pior, infelizmente, e pode parecer caretice, mas não é, é que a esmagadora maioria deles comercializa bebidas alcoólicas a preço de água mineral, o que potencializa e muito as ações negativas da população. Uma pena…Valeu, BMussi

  4. Parabéns pela ação. Penso que a situação é de instigar o cidadão que se indigna com o lixo nas praias a agir, como vcs estão fazendo neste nobre exemplo, e também pensarmos em uma reivindicação mais contundente (pressão) em relação aos orgãos competentes e setores envolvidos que continuam de braços cruzados. Bonga, vc é o cara! Quero contribuir, essa luta também é nossa!Abraço e boas ondas!

    • Grande Mestre! Que bom que anda conectado com nossas ações. Vamos em frente fazendo a nossa parte e no verão quero reunir uma galera a mais para continuar fazendo este trampo voluntário e bem interessante. Conto com vc. Abço do amigão de sempre, Bmussi

  5. Aloha Bernardo, estou colado nos proximos carnavais juntos podemos mais.forte abraço até a próxima!!! Bruce Kamonk.

  6. Ua pena Bonga, nossa linda Bahia, como varios outros lugares do mundo sofram com tamanha desumanidade… Estive em Fiji, lugar lindo, porem com muito lixo!!! lastima, falta de inteligencia humana, descaso dos politicos, falta de organizacao, falta de publicidade, falta de educacao… O que vale sao intencoes como esta, somos apenas um graozinho, mas ja fazemos diferenca!!!

    • Grande Gaudenzi! Fico feliz por te ver rodando o mundo e curtindo a vida numa boa. Soube que está na Austrália mandando ver na área da culinária. Boa sorte e muito bom surf por aí. E nossa Barra continua sendo castigada a cada verão. Uma pena…Abço, bMussi

  7. Grande Fábio, continue assim parceiro, se precisar de ajuda, aconselho divulgar os dias de coleta, que estaremos lá ajudando e fazendo esse ótimo treino de apnéia por uma boa causa.

    Obrigado pela iniciativa
    abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s